18/11/10

LEITURAS - 152



[....]

E aí revivi uma sensação de menino,nas primeiras vezes que atentei para as mulheres, o andar delas, o movimento das suas saias, os volumes e os vãos nas suas saias. Eu menino não compreendi o que se passava com meu corpo naquelas horas, eu tinha vergonha de sentir aquilo, era como se o corpo doutro menino estivesse crescendo em meu corpo. Pois agora também demorei a atinar comigo, demorei a acreditar que meu desejo pudesse se restaurar a esta altura da vida tão forte quanto nos dias em que Matilde me olhava como se eu fosse o maior homem do mundo. Mas sim, eu era de novo o rei do mundo, eu era quase o meu pai, e me joguei contra a argamassa da parede como se Matilde estivesse ali para me amparar. Abracei-me à parede áspera, me esfreguei nela, com gosto me escalavrei nela, e me lembrei de Matilde tremendo inteira, cheguei mesmo a escutar sua voz um pouquinho rouca: eu vou, Eulálio. Então patinei no cimento, e antes de descambar ouvi um estalo, senti a dor de um osso a se partir com sua medula, estendido no chão vi minha perna direita retorcida. [...]

E foi num papel aéreo, que me chegou um dia uma carta do Senegal - Eva já se adaptava a África,depois do intenso frio na Indochina,etc. e tal, e embora profícua, a temporada na Indochina ficaria para sempre turvada pela notícia da trágica desaparição de Matilde, trágica desaparição de Matilde, trágica desaparição , sempre turvada pela notícia da trágica aparição de Matilde. O médico se desculpava pelo tom da sua carta anterior, escrita no calor da hora sob forte emoção, e disse que não se cansava de orar pela trágica desaparição de Matilde, desaparição, não se cansava de orar pela memória de Matilde [...]

Chico Buarque, Leite derramado

ed.D.Quixote,Lisboa, 2010
...............................................................................
Uma opinião que partilho e por isso recomendo vivamente o livro que acabo de ler:

«Leite Derramado é um livro maior, em que Chico Buarque dá um passo além de Budapeste e alcança na ficção a mesma potência vernácula e imaginativa de suas melhores canções […]. Chico Buarque escreveu um romance poderoso sobre o amor e a posse, a memória e a história.»-em Estado de S.Paulo

Ver também:


http://www.youtube.com/watch?v=_tkaXxXXKVI
http://www.leitederramado.com.br/wordpress/?p=47

Etiquetas: ,

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons