01/04/12

LEITURAS - 184

o monte dos vendavais

[O monte dos Vendavais -excertos]

Hindley entrou, vociferando blasfêmias horríveis de ouvir-se, e surpreendeu-me no ato de esconder seu filho no armário da cozinha. Quer tivesse de suportar a ternura de besta selvagem de seu pai ou suas raivas de louco, Hareton sentia sempre um terror salutar; porque, num caso, corria o perigo de ser sufocado por seus beijos, e noutro, o de ser lançado no fogo ou arrojado de encontro à parede. Por isso, o coitadinho ficava bem quietinho em qualquer lugar onde me desse a veneta de colocá-lo.

- Afinal, descobri o que queria - exclamou Hindley, puxando-me para trás pela pele do pescoço, como a um cão. - Pelo céu e pelo inferno, vocês juraram dar cabo dessa criança! Compreendo agora porque nunca o encontro. Mas, com o auxílio de Satanás, far-te-ei engolir a faca de trinchar, Nelly!
(...) - Mas eu não gosto da faca de trinchar, Sr. Hindley - respondi eu. - Serviu para cortar os arenques fumados. Preferiria ser fuzilada, se me quisesse fazer esse favor.
- O que você preferiria é danar-se! - disse ele. - Pois irá para o inferno. Nenhuma lei da Inglaterra existe que possa impedir um homem de conservar sua casa com decência, e a minha é abominável! Abra a boca!
Agarrou a faca e meteu-lhe a ponta entre meus dentes. Mas, pela minha parte, nunca tive muito medo de suas extravagâncias. Cuspi, dizendo que a faca estava com um gosto detestável... e que não a engoliria de jeito nenhum.
- Oh! - disse ele, largando-me - reparo agora que essa horrível coisinha ordinária não é Hareton. Peço-lhe perdão, Nelly. Se fosse ele, mereceria ser esfolado vivo por não ter corrido ao meu encontro para dar-me bom dia e por ter-se posto a gritar, como se eu fosse um fantasma. Vem cá, cachorrinho desnaturado! Vou-te ensinar a enganar o bom coração de um pai ludibriado. Diga-me, não acha que o garoto ficaria mais bonito com as orelhas cortadas? Isto faz os cachorros ficarem mais ferozes e eu gosto de um pouco de ferocidade... dê-me uma tesoura... um pouco de ferocidade e de elegância! Quanto mais, isso de ter tanto apego às orelhas é uma afetação dos infernos... é uma vaidade diabólica... somos bastante burros mesmo sem elas. Cala a boca, menino, cala a boca! Está bem, está bem, meu queridinho! Vamos, enxuga os olhos... alegra-te. Beija-me! Quê?! Não queres? Beija-me, Hareton! Que o diabo te leve, beija-me! Por Deus! Vá eu perder tempo a educar um monstro dessa ordem! 

Emily Brontë - O monte dos vendavais

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons