23/06/11

O CORAÇÃO DAS TREVAS - de Joseph Conrad

ler


«Conrad, no seu melhor, é um dos grandes autores de todos os tempos e O Coração da Trevas um conto (os contos ingleses, na sua época, eram compridíssimos)cheio de portas por onde entrar e nenhuma para sair, onde se caminha, página a página, no interior de um nevoeiro deslumbrante, construído em torno de Kurtz, criatura que quase não aparece e pouco fala e, no entanto, é o eixo em torno do qual toda a narrativa gira.
Denúncia do colonialismo, texto político, parábola da angústia do homem no tempo, relato da humanidade truncada, etc.,pode bordar-se onde indefinidamente por cima do que Conrad fez.
O que fez me parece é mais simples: julgo que se limitou a escrever o que devia (...) O horror. diz Kurtz, o horror: o horror decerto, e também o mistério, a grandeza, a pequenez, a complexa e maravilhosa condição da nossa sina, dados com uma frieza arrepiante.» - do Prefácio de António Lobo Antunes.
ed.Dom Quixote,2009

E eu concordo. Foi, com toda a certeza, o melhor livro que li, pela 1ªvez, este ano. Fi-lo em Maio passado. E, agora, o recomendo vivamente.

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons