01/11/06

OS MEUS POETAS - 62



Os Pássaros Brancos

Quem me dera que fôssemos, amor, pássaros brancos sobre a espuma do mar!
Cansamo-nos da chama do meteoro antes de ele fugir e se extinguir;
E a chama da estrela azul do crepúsculo, suspensa sobre a orla do céu,
Despertou nos nossos corações, amor, uma tristeza que não pode morrer.

Humedecida de orvalho chega uma lassitude daqueles que sonharam o lírio e a [rosa;
Oh, não sonhes com eles, amor, a chama do meteoro que passa,
Ou a chama da estrela azul que se detém suspensa na queda do orvalho,
Pois quem me dera que nos tornássemos pássaros brancos sobre a espuma
[errante: eu e tu!

Estou assombrado por inúmeras ilhas e muitas praias de Danaan*
Onde o Tempo certamente nos esqueceria e a Tristeza não mais se aproximaria [de nós;
Em breve estaríamos longe da rosa e do lírio e seríamos consumidos pelas chamas,
Se ao menos fôssemos pássaros brancos, amor, flutuando na espuma do mar!

William Butler Yeats
* Deuses da antiga Irlanda


Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons