04/06/11

PENSAR - 127

filosofia


Tenho de ser eu mesmo


Tenho de ser eu mesmo. Não posso mais violentar-me por vossa causa. Se podeis amar-me pelo que sou, seremos tanto mais felizes. Se não o podeis, ainda assim procurarei fazer por merecer que o pudésseis. Não ocultarei meus gostos ou aversões. Tanto confiarei que o profundo equivale ao sagrado, que farei energicamente, perante o sol e a lua, o que me rejubile intimamente e o que o meu coração manda. Se sois nobre, eu vos amarei; se não o sois, não vos magoarei, nem a vós nem a mim mesmo com atenções hipócritas. Se sois verdadeiro, mas não compartilhais da mesma verdade que a minha, aderi aos vossos companheiros; mas eu buscarei os meus. Faço isso não por egoísmo, mas humilde e sinceramente. São os mesmos o vosso e o meu interesse, e o de todos os homens - embora de longa data vivam na mentira -, de viver na verdade. Isso vos soa ríspido hoje? Não tardareis em amar o que é ditado pela vossa natureza, assim como pela minha, e, se seguirmos a verdade, ela nos colocará finalmente a salvo. "Mas, assim infligireis sofrimentos a esses vossos amigos". Possivelmente sim, mas não posso vender minha liberdade para salvar-lhes a sensibilidade. Além do mais, todas as pessoas têm seus momentos de razão quando se voltam para a região da verdade absoluta; então, elas me justificarão e farão o mesmo.

Ralph Emerson

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons