03/09/08

DO FALAR POESIA - 85



apontamento sobre poesia moderna

a poesia avança há muito tempo, embora devagar;
tu não és tão velho como Eu sou
e Eu consigo lembrar-me de ler
revistas onde no fim do poema
dizia:
Paris, 1928.
isso parecia fazer alguma
diferença, e assim, aqueles que podiam
(e alguns que não podiam)
foram para
PARIS
e escreveram.

Eu também sou suficientemente velho para lembrar
quando os poemas faziam referências aos deuses Gregos e
Romanos.
se tu não conhecesses os teus deuses não eras um
bom escritor.
e, se não conseguisses escrever um verso em
Espanhol, Francês ou
Italiano,
tu não eras definitivamente um bom
escritor.

há 5 ou 6 décadas atrás,
talvez 7,
alguns poetas começaram a usar
eu
em vez de Eu
ou & em vez de e.

muitos ainda usam eu
e muitos continuam a usar
&
pensando que é poeticamente efectivo e
actualizado.

e, a mais velha ideia ainda em voga é
que se não consegues entender um poema é
quase certo que é
um bom poema.

a poesia ainda avança devagar, penso eu,
e quando todos os mecânicos de automóveis
começarem a trazer livros de poesia
para ler
durante o almoço
só aí saberemos de certeza que estamos a avançar
na direcção
certa.

&
disso
eu
tenho a certeza.

Charles Bukovski
Versão de Manuel Domingos
http://meianoitetododia.blogspot.com/




Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons