09/01/08

ESCREVER - 61




"Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras não era a beleza das frases, mas a doença delas.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor,esse gosto esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
- Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me disse.
Ele fez um limpamento em meus receios.O Padre falou ainda: - Manoel, isso não é doença,pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas...E se riu.
- Você não é de bugre? - ele continuou.Que sim, eu respondi.
Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas .
- Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros.
Há que apenas saber errar bem o seu idioma. Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de gramática."

Manoel de Barros

_________________________
bugre: índio;tem geralmente conotação pejorativa;existe também Bugre, uma localidade do estado de Minas Gerais; mas Quintana não é poeta mineiro.Veja mais sobre bugre e Bugre naquele que chamo Dr.Google.
ariticum: fruto da família das anonas.

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons