24/02/06

DA EDUCAÇÃO - 13





De uma mensagem recebida de um amigo brasileiro:


[….] e neste ponto vejo a grande responsabilidade de nossas escolas nossos professores. devem ater-se na arte de fazer pensar, no desenvolvimento das capacidades cognitivas e, sempre que possível, buscar capacidades cognitivas contraditórias para o exercício da argumentação.alertar nossos educandos quanto ao nefando perigo irracional dos preconceitos, sejam estes de qualquer ordem , de qualquer instância ;[...]
Os professores , de uma vez para sempre, têm que entender que todos os componentes curriculares são apenas meios para o fazer pensar, refletir, induzir , raciocinar e portanto, cabe aos professores introduzirem na fortaleza acadêmica do currículo o cavalo de tróia da metodologia humanitária, dos valores e sentimentos de mundo para seres humanos. [...]
A escola tem que tomar este caminho crítico. Nada dentro da escola pode declinar-se desta metodologia.Esta é a prática mais árdua de um professor, mais árdua porque ... não é fácil. é um serviço metodológico de formiguinhas : todos os dias jogam-se sementinhas nos alunos. Contudo, o fruto virá. Veja o que um aluno me escreveu no verso da folha de fim de curso:"obrigado, vota. nem tanto pelas aulas de gramática ; mas por tudo o em que você me fez pensar" .

Vota (João Batista)

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons