01/11/05

O TERRAMOTO DE 1755 EM LISBOA - 2



Dois textos de Voltaire - o segundo



Como se fez um belo auto-de:fé para impedir os tremores de terra e como Cândido foi açoitado


Depois do tremor de terra que destruiu três quartas partes de Lisboa, os sábios do país não encontraram meio mais eficaz para impedir a ruína total da cidade do que dar ao povo um auto-de-fé. Fora decidido pela Universidade de Coimbra que o espectá­culo de algumas pessoas queimadas a fogo lento, em grande cerimonial, era um meio infalível de impedir a terra de tremer.
Apoderaram-se, por consequência, de um biscainho acusado de ter casado com uma comadre e de dois portugueses que tinham comido um frango tirando-lhe pri­meiro a enxúndia
[1]. Depois do jantar, foram também prender o Dr. Pangloss e o seu dis­cípulo Cândido, um por ter falado e outro por tê-lo escutado com um ar de aprovação. Foram ambos levados separadamente para compartimentos de uma extrema frescura e onde a luz do Sol nunca chegava a incomodar. Oito dias depois vestiram-lhe um sam­benito [2] e enfeitaram-lhe as cabeças com mitras de papel. A mitra e o sambenito de Cândido eram pintados de chamas invertidas e de diabos que não tinham cauda nem garras, mas os diabos da mitra e sambenito de Pangloss, tinham uma e outra coisa e as chamas eram direitas. Foram levados em procissão assim vestidos e ouviram um sermão patético, seguida de uma bela música em cantochão. Cândido foi açoitado em cadência, enquanto se cantava. O biscainho e os dois homens que se tinham recusado a comer a enxúndia foram queimados e Pangloss, contrariamente ao uso, foi enfor­cado. No mesmo dia, a terra tremeu de novo com um ruído espantoso. Cândido, ater­rado, interdito, desvairado, todo coberto de sangue e a tremer, dizia para consigo: "Se este é o melhor dos mundos possíveis como serão os outros? Vá lá que eu seja açoi­tado, pois já o tinha sido entre os Búlgaros, mas a vós, meu claro pangloss, maior dos filósofos, é que não compreendo porque é que vos haviam de enforcar! E vós, meu querido anabaptista, o melhor dos homens! Seria preciso que vos afogásseis no porto! E a menina Cunegundes, a pérola das donzelas, para quê rasgarem-vos o ventre?"
Ia-se embora, mal se tendo em pé, sermoneado, açoitado, absolvido e abençoado,
quando uma velha se abeirou dele e lhe disse:
- Meu filho, tende coragem e segui-me.


Voltaire, Cândido-cap.VI
Notas:

[1] Gordura animal, banha
[2] Túnica que os condenados pela Inquisição deviam envergar quando se dirigiam à fogueira
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons