12/11/05

DA EDUCAÇÃO 6 (cont.)



PROFESSOR:« INDISCIPLINADOR DE ALMAS»

[…]«Talvez eles me tivessem perseguido por eu nunca me ter portado da forma como se esperava que um professor se portasse. Talvez eles tivessem vindo atrás de mim,,mesmo que o Ira não existisse. Comecei por ser um rebelde, Nathan, um incendiário. Incendiava-me a preocupação de e estabelecer a dignidade da minha profissão. Talvez isso os tivesse enfurecido mais do que outra coisa qualquer. A indignidade que tínhamos de suportar como professores na altura em que comecei a leccionar…não ias acreditar. Sermos tratados como crianças. Aquilo que os superiores diziam era lei. Inquestionável. Têm de estar aqui às tantas horas, assinar o livro de ponto a horas. Vai passar tantas horas na escola. E será requisitado para outras tarefas à tarde e à noite, embora isso não esteja mencionado no contrato. Todo o tipo de abusos e mesquinhices. Uma pessoa sentia-se humilhada.»[…]

Philip Roth, Casei com um ComunistaPubl.D.Quixote, 1999
obs.:recordo que isto se passava nos USA em meados do s.XX...-
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons