18/03/05

PENSAR 11 / 2

Image hosted by Photobucket.com


DISCURSO SOBRE A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA DOS HOMENS *
Etienne de La Boétie (1530-1563)
Excertos

[……..]

Tomai a resolução de não mais servirdes e sereis livres.

[……..]


A verdade é que o tirano nunca é amado nem ama.

A amizade é uma palavra sagrada, é uma coisa santa e só pode existir entre pessoas de bem, só se mantém quando há estima mútua; conserva-se não tanto pelos benefícios quanto por uma vida de bondade.
O que dá ao amigo a certeza de contar com o amigo é o conhecimento que tem da sua integridade, a forma como corresponde à sua amizade, o seu bom feitio, a fé e a constância.

Não cabe amizade onde há crueldade, onde há deslealdade, onde há injustiça. Quando os maus se reúnem, fazem-no para conspirar, não para travarem amizade. Apóiam-se uns aos outros, mas temem-se reciprocamente. Não são amigos, são cúmplices.

Ainda que assim não fosse, havia de ser sempre difícil achar num tirano um amor firme. É que, estando ele acima de todos e não tendo companheiros, situa-se para lá de todas as raias da amizade, a qual tem seu alvo na equidade, não aceita a superioridade, antes quer que todos sejam iguais.

[……..]
* o texto completo do Discurso pode ser lido, entre outros locais, em livro editado pela ed.Antígona, Lisboa - ou, como já foi dito, em http://www.geocities.com/Athens/Column/8413/servidao.html

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons