25/01/10

«ENSINOU A OBSERVAR EM VERSO» - 22




Ironias do desgosto


"Onde é que te nasceu" - dizia-me ela às vezes -
O horror calado e triste às coisas sepulcrais?
"Porque é que não possuis a verve dos Franceses
"E aspiras em silêncio os frascos dos meus sais?

"Porque é que tens no olhar, moroso e persistente,
"As sombras dum jazigo e as fundas abstracções,
"E abrigas tanto fel no peito, que não sente
"O abalo feminil das minhas expansões?

"Há quem te julgue um velho. O teu sorriso é falso;
"Mas quando tentas rir parece então, meu bem,
"Que estão edificando um negro cadafalso "
E ou vai alguém morrer ou vão matar alguém!

"Eu vim- não sabes tu? - para gozar em Maio,
"No campo, a quietação banhada de prazer!
"Não vês, ó descarado, as vestes com que saio,
"E os júbilos que Abril acaba de trazer?

"Não vês, como a campina é toda abalsamada
"E como nos alegra em cada nova flor?
"Então porque é que tens na fronte consternada
"Um não-sei-quê tocante e de enternecedor?

E eu só lhe respondia: - "Escuta-me. Conforme
"Tu vibras os cristais da boca musical,
"Vai-nos minando o tempo, o tempo - o cancro enorme
"Que te há-de corromper o corpo de vestal.

"E eu calmamente sei, na dor que me amortalha,
"Que a tua cabecinha ornada à Rabagas,
"A pouco e pouco há-de ir tornando-se grisalha
"E em breve ao quente sol e ao gás alvejará!

"E eu que daria um rei por cada teu suspiro,
"Eu que amo a mocidade e as modas fúteis vãs,
"Eu morro de pesar, talvez. porque prefiro
"O teu cabelo escuro às veneráveis cãs!"

Cesário Verde -
Lisboa, 1874. Publicado na Tribuna, 1875.

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons